Mobiliários Estilo Luís XV

3 Mobiliários Inusitados Estilo Luís XV

Os mobiliários históricos, do século XVIII, podem ser a realidade mais recente da sua casa! Acredite, os móveis Luís XV, além de serem refinados e deslumbrantes se adaptam facilmente a nossa atualidade, pois são funcionais e versáteis. Realmente, esse mobiliário possui características apropriadas para suas conveniências em cada cômodo da casa.

Há muitas particularidades na história da decoração francesa e esse é um tema muito apreciado pela maioria dos franceses. Diferentes atmosferas foram traçadas na França ao longo dos séculos, com a influência do Renascimento, da Antiguidade, das épocas monárquicas com ênfase no reinado de Luís XV e, em seguida, tendências mais modernas e atemporais. Sem dúvidas, os franceses consideram a decoração parte dos prazeres da vida, o bem-estar dentro de casa é fundamental. Aliás, a França sempre foi um país de arte e a decoração faz parte disso. Por essa razão, trouxemos essa inspiração clássica dos franceses e apresentamos três mobiliários inusitados estilo Luís XV. Confira!

Um Pouco da História dos Mobiliários Luís XV

Sinônimo da revolução no design de móveis franceses, o estilo Luís XV brilhou durante o século XVIII. Enquanto o mobiliário clássico se caracterizava pela imponência, a graciosidade era a tendência do momento, com móveis de design prático e requintado. Esta mudança é sobretudo consequência de um avanço das técnicas utilizadas pelos artesões na fabricação dos móveis: modelagens esculpidas, curvas, assimetria e pinturas importadas. Os tons claros e pastéis predominavam.

A elegância é requerida, com linhas curvas e rococós que reproduzem padrões da natureza, um estilo que na época era frequentemente descrita como “feminina”. Os pés, apoios de braços e os encostos dos assentos são decorados com molduras distintas ou esculturas simples e delicadas: conchas e flores desabrocham nas peças.

 

Mobiliário Peculiar

Fácil de reconhecer! Quando se depara com uma peça de design tão simbólico, como a do estilo Luís XV, não há dúvidas de que se trata de um móvel histórico. Apesar de ter um visual robusto, os seus traços são bem delicados. O mobiliário Luís XV possui um padrão distinto que é representado pelas seguintes particularidades:

  1. Design assimétrico;
  2. Perna curvas e sinuosas;
  3. Desenhos singulares esculpidos;
  4. Madeiras nobres;
  5. Acabamento envernizado ou laqueado.

 

3 Mobiliários Inusitados do Estilo Luís XV

Mobiliário ilustre, o estilo Luís XV possui diversos modelos para oferecer ao seu interior um toque evidente de elegância. As cômodas, mesas e a escrivaninha são móveis de presença marcante na decoração. Conheça um pouco mais sobre esses mobiliários inusitados:

 

1.Cômodas Luís XV

Mobiliários Luís XV: Cômoda Bombê
Mobiliários Luís XV: Cômoda Bombê

As cômodas costumavam ter apenas duas gavetas ou portas. Apoiadas em quatro pés altos e arqueados. Frente e laterais curvas; sua decoração consiste em marchetaria ou laca. A maioria dos modelos da época tinham tampo de mármore. Destinada especialmente para os quartos, também eram produzidas cômodas para serem colocados no canto de uma sala.

2.Mesas Estilo Luís XV

No século XVII ainda não havia exatamente a mesa de jantar, porém, eram fabricadas uma infinidade de modelos de mesas. O que caracteriza estas mesas são as diferentes alturas que eram adaptadas aos mais diversos usos, em especial para salas e quartos. As mesas eram elegantes, práticas e bonitas, geralmente feitas de carvalho ou nogueira e acabamento atraente com marchetaria e de pintura laqueada.

Móveis Luís XV: Mesa de Canto Alta com Marchetaria
Mobiliários Luís XV: Mesa de Canto Alta com Marchetaria

3.Escrivaninha Luís XV

Basicamente a escrivaninha é uma pequena mesa plana que possui gavetas para armazenamento de papeis e itens de escritório. A parte superior desses modelos geralmente é em couro ou marchetaria. Um outro modelo de escrivaninha foi produzido, com vários compartimentos acima da superfície e um tampo que desliza para fechar o compartimento superior. Este design pegou tão bem que seu uso continuou em designs do século XIX.

Mobiliários Luís XV: Escrivaninha Secretária Luxo
Mobiliários Luís XV: Escrivaninha Secretária Luxo

Conheça outros modelos de mobiliários inusitados estilo Luís XV no Atelier Clássico e transforme a sua decoração!

 

Imagens do Pinterest e Atelier Clássico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.