Boudoir Moderno

Boudoir: Decoração Estilo Luís XV

Em meados do século XVIII, surgia um novo estilo de decoração para sala chamado boudoir, nessa época cada cômodo tinha uma função muito específica, porém o boudoir era uma exceção. A proposta de decoração desta sala permite que seu usuário possa trabalhar, se arrumar para sair ou receber amigos em particular nesse recinto.

Enquanto grandes salas de estar eram ocupadas principalmente para recepções e reuniões masculinas, o boudoir era um cômodo menor e se tornou principalmente uma sala feminina. Este pequeno espaço servia como lavatório, também um lugar para estudar, ler, trabalhar, conversar ou receber visitas em um ambiente reservado e confortável. Atualmente, esse ambiente ou a decoração inspirada no boudoir evoluiu para um espaço maior, acolhedor e familiar.

 

A decoração boudoir no estilo Luís XV

A decoração da sala boudoir possui muitos detalhes, móveis luxuosos feitos de madeiras nobres repleto de detalhes que realçam os formatos envolventes das peças. Certamente, o rococó com seus ornamentos em relevo de formas da natureza e suas curvas sinuosas está presente na decoração desse espaço particular, usado especialmente feminino. No século XVIII, época em que os mobiliário de Luís XV faziam sucesso, o pequeno cômodo, apresentava móveis de uso pessoal organizados no mesmo espaço. Os móveis mais comuns do boudoir era uma mesa com lavatório, penteadeira com poltrona e sofá para acomodar os convidados para uma conversa mais reservada. Nele as damas se sentiam mais à vontade para realizar tarefas intimas como se despir e se lavar. Esses móveis também eram usados para ler, escrever, costurar e outras atividades diárias realizadas por essas damas da sociedade nobre.

Penteadeira Luís XV

Boudoir é moderno?

Se no século XVIII o boudoir era uma sala ricamente decorada, hoje em dia é diferente. Para começar, essa decoração tem um estilo clássico que pode ser encontrada em casas antigas, mas sendo usado para fins particulares como vestiário ou escritório. Por outro lado, podemos adaptar esse espaço reservado e transformar em um lugar de convívio para toda a família.

Embora o boudoir possa servir como uma sala silenciosa para leitura ou relaxamento, também pode servir como uma sala para momentos em família. Este ambiente pode ser ideal para uma sala de jogos e de materiais criativos para as crianças. Adicione uma peça ideal para armazenar jogos educativos, tabuleiros, livros sem que tudo se espalhe pelo boudoir. Além disso, também pode ser decorado com móveis funcionais como um grande sofá, puffs e até um tapete grande e grosso para que os pais possam conviver com os filhos no mesmo ambiente. Dessa forma, o boudoir repaginado ganhará um espaço aconchegante, também adequado para ler, cochilar ou apenas para ter um momento de paz. Enfim, o conforto e a conveniência são os objetivos principais deste cômodo amigável.

 

Como adaptar o boudoir na sua sala de estar

Apesar do estilo Luís XV ser o mais indicado para essa decoração, o boudoir também pode incorporar referências do glamouroso estilo Art Déco. Agora, se você quer adaptar em seu boudoir o estilo rococó do reinado Luís XV, certifique-se de sempre trazer alguns detalhes da época para dar um toque de autenticidade ao ambiente. Isso traz personalidade à sua decoração.

Você ficará mais à vontade com uma sala acolhedora, ideal para receber as visitas, para ler com calma em uma confortável poltrona ou até mesmo brincar com as crianças. Se você não tem um espaço extra para criar seu boudoir, separe um canto da sala e transforme em um ambiente boudoir com uma estante vazada ou até mesmo um elegante dossel.

Quer criar um ambiente inspirador? Conheça vários móveis Luís XV com detalhes em rococó no site do Atelier Clássico! Assim você terá muita inspiração para criar sua decoração boudoir em um espaço exclusivo da sua sala ou em um cômodo especial da sua casa.

 

Poltrona Versalhes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.