Cômoda Luís XV: a beleza do mobiliário rococó

As cômodas Luís XV, assim como todos os móveis dessa época, carregam uma história valiosa tanto em seu design quanto em sua essência. Logo após, o rei Luís XV tomar posse do seu reinado, tanto a cômoda, quanto as demais mobílias, receberam grande influência de seus gostos pessoais. Os móveis ganharam curvas sinuosas e o rococó dominou a ornamentação das peças. Por vezes, o estilo rococó é visto como barroco antiquado e sempre foi famoso por ser exuberante, feminino e com um toque de elegância dourada.

O estilo barroco durante o reinado de Luís XIV era muito sóbrio, cheio de ornamentos carregados ​​e aparatosos. Aliás, era o estilo perfeito para expressar poder e controle. Logo, no início do reinado de Luís XV, o rococó conquistou as decorações de todo o palácio e residências nobres, em seguida se expandiu para outras regiões. As residências tornaram-se muito elegantes e confortáveis ​​e a sensação dos novos interiores com ornamentos rococó eram muito mais agradáveis e menos invasivos do que os espaços barrocos anteriores.

 

O que é o Rococó?

O termo Rococó vem da palavra francesa Rocaille (concha) e do italiano Barocco (fim do estilo barroco). O estilo rococó é referente a “entalhar madeira”. Além disso, as técnicas do rococó também eram usadas em design de interiores como as paredes, tetos e painéis de madeira.

Os elementos-chave decorativos do estilo rococó são:

  • Linhas curvas sensuais
  • Materiais luxuosos
  • Ornamentos assimétricos
  • Cores pastel suaves
  • Desenvoltura elevada
  • Folhas e flores estilizadas
  • Pergaminhos e conchas em forma de C e S

 

A cômoda Luís XV e os móveis Luís XVI

Na história dos diferentes tipos de móveis de época, o estilo Luís XV e o estilo Luís XVI ocupam um lugar especial. Os reis, Luís XV e XVI, através dos tempos introduziram uma estética característica de seu tempo, dando origem ao estilo de cada reinado. Com efeito, ainda hoje, alguns elementos do seu mobiliário, como a antiga cômoda Luís XV, ainda são considerados referências no design de interiores.

 

O Design Luís XV é Tendência

Símbolo do design do reinado Luís XV, a cômoda possui linhas arredondadas, pés curvos e refinados. Radiante, elegante e delicada, é uma resposta ao estilo mais pesado, imponente e estável da era anterior. Além disso, as cores tornam-se mais suaves, especialmente, com a escolha de madeiras com tons mais claros que substituíram gradativamente madeiras mais escuras, como o ébano. Encontramos aí, principalmente na ornamentação, a influência da Regência com motivos orientais e chineses muitas vezes extravagantes, carregados.
A cômoda Luís XV é projetada para se encaixar em ambientes ao mesmo tempo íntimos e acolhedores. No entanto, as cômodas possuíam os pés baixos e se diferenciavam pelo seu corpo robusto estilo bombê e de muitas gavetas.
Alguns marceneiros do rei se especializaram na reprodução dos efeitos das lacas do Extremo Oriente sobre folheados envernizados. Como resultado, as cômodas lacadas e folheadas despertavam maior valor estético para as decorações de ambientes luxuosos.

 

Cômoda Luís XVI: design geométrico

Seguindo as experiências do século anterior, o reinado de Luís XVI é caracterizado, na arquitetura, no mobiliário e na decoração, por um estilo minimalista e geométrico, menos exuberante que o estilo Luís XV, com ornamentos inspirados em temas antigos e na natureza.

Nesse período, surgiram novos móveis, como a cristaleira e a mesa de pedestal. Contudo, as cômodas, caracterizam-se por uma frente plana, de design retangular e geométrico para o corpo, gavetas menores e colunas laterais caneladas, finalizadas por pernas curtas.

 

A cômoda Luís XV tem a beleza do estilo rococó

Famoso por seu glamour dourado e tons pastel, o Rococó é um estilo muito apreciado em design de interiores. A cômoda Luís XV, em especial, tem um design sedutor, luxuoso e radiante, mas sempre com muita elegância. Se você quer adicionar um toque de glamour e elegância à sua casa, você não pode errar com a cômoda rococó do estilo Luís XV na versão lacada. Visite o site do Atelier Clássico, certamente você irá encontrar a cômoda com esse design autêntico!

Cômoda Reggio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.