Console Luís XV

Console Luís XV

Já ouviu falar sobre o console? Uma mesa sem pernas e com gavetas, hoje em dia podemos encontrá-lo adaptado ao nosso tempo e é comumente chamado de aparador. Essa mesa de console era a tendência da época na Itália do século VII. Os franceses continuaram a moda desses consoles fabulosos durante o reinado de Luís XIV. Eles foram uma das expressões de maior sucesso, que eventualmente se tornou popular na Inglaterra e em outras partes da Europa.

A imaginação é o ponto de partida deste estilo decorativo, em que pedras e conchas, flores e folhagens, constituem o motivo dominante. Distanciando-se dos estilos clássicos, este período criou um estilo ornamental completamente novo e original, o estilo Rococó. É o maior de todos os tempos para o mobiliário francês, este foi um período de criatividade única e foi influenciado pelas amantes reais. As grandes suítes mudaram para espaços menores e mais íntimos.

Os consoles ganharam pernas e tornaram-se práticos e fáceis de mover, sem perder nada de sua elegância.

 

O design da mesa de console

A mesa e o console foram projetados para serem colocados contra uma parede, geralmente na frente de um espelho, e fornecem uma maneira de exibir objetos de arte. Era uma das peças de mobília mais ricamente decoradas do início do período Luís XV. Normalmente feito de madeira entalhada, pintura dourada e rodeado de rococó. Rococó era um estilo francês de decoração exuberante com abundância de curvas, contracurvas, sinuosidades e elementos da natureza modelados, (geralmente na forma de conchas e folhagens) que apareceram em móveis e decoração de interiores durante o primeiro reinado de Luís XV da França. As mesas de console geralmente eram cobertas por um tampo de mármore colorido.

As mesas de console Luís XV são elegantes em qualquer formato. Essas peças garantem aquele visual sóbrio francês para um quarto clássico ou ser uma peça ilustre de destaque em um interior sofisticado.

 

Mobiliário característico Luís XV

Caracterizada por formas curvas, leveza, conforto e simetria, a mobília Luís XV foi projetada não para os amplos salões do palácio de Versalhes, mas para os cômodos menores e mais íntimos criados por Luís XV.

Geralmente, a mesa de console era fixada em uma parede com um espelho acima e uma nobre poltrona Luís XV, especialmente para as mulheres arrumarem suas madeixas e aplicarem a maquiagem no rosto. A mesa de console Luís XV eventualmente evoluiu e recebeu pernas adicionais para torná-la mais parecida com uma mesa. Sem perder nada de sua elegância, agora esse mobiliário versátil tornou-se útil e de fácil movimentação.

Durante o reinado de Luís XV, a mesa do console atingiu o auge da moda. Com suas aparências exageradas e excessivamente dramáticas, eram frequentemente consideradas mais uma parte da arquitetura do que apenas uma peça de mobiliário. Um console é uma peça tão impressionante que serve como o destaque de uma sala inteira.

 

O sucesso da mesa de console

Essa peça francesa é o sonho dos designers porque qualquer canto do interior pode ser decorado com esta incrível peça de design. Muitas vezes, a mesa do console Luís XV era feita de madeira mais clara ou pintada com tons neutros para criar uma estética muito mais suave e arejada.

A prova de que a mesa de console Luís XV funciona em uma variedade de estilos de interiores. O console francês é muito versátil e pode ser bem-sucedido em qualquer cômodo da casa. Tente substituir um simples balcão de cozinha por um console francês clássico. O tampo de madeira ou mármore daria uma ótima mesa de preparo.

Realmente a típica mesa de console era bem ornamentada com muitos florais e folhagens complexas esculpidas, design arqueado, pernas cabriolet e tampo de mármore. Este console francês com pintura encorpada é a personificação do conforto e elegância, porém charmoso e digno de um típico castelo. O console ou aparador (como é conhecido atualmente), é uma peça chave e pode ser repaginado e adaptado capaz de enriquecer a decoração de qualquer ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.