Mobiliário Luís XV: o sucessor do estilo Regência

O mobiliário estilo Regência teve seu marco na decoração de interiores, mesmo sendo por um curto período – com início em 1715 e deixando seu reinado no ano de 1723. No entanto, esse estilo clássico serviu de inspiração para seu sucessor, Luís XV.

Por outro lado, o mobiliário Luís XV se concentrou mais no movimento de liberdade nas formas. Rompendo com o estilo antigo ou clássico, este período inventou um repertório ornamental totalmente inovador e original, o estilo Rococó.

 

Luís XV e o Estilo Rococó

Rococó é a expressão mais marcante do estilo Luís XV. O termo foi aplicado pela primeira vez à base em forma de rocha com objetos feitos de bronze ou cerâmica, e o termo pouco a pouco se estendeu… começou a ser aplicado em produções de diversas formas distintas e definiu um estilo de ver e sentir.

A assimetria influenciou o conceito do mobiliário Luís XV com formatos de linhas muito curvas e sinuosas. Também, na decoração de interiores eram muito comuns espelhos e grandes tetos brancos com uma rosácea central decorando o cômodo principal.

Marchetaria, bronzes, madeira esculpida e trabalhos em metal compartilhavam os motivos decorativos, como os temas trazidos da flora e da fauna. As conchas, que eram usadas com frequência, foram cada vez mais sendo remodeladas e reinventadas. As flores eram estilizadas – em buquê ou guirlanda –  e estavam presentes por toda parte, rodeadas por folhagens também estilizadas e muitas vezes douradas. Folhas de acanto foram fortemente misturadas com todos os motivos Rococó. Símbolos de amor, caça, música ou artes pastorais eram igualmente usados ​​com frequência.

Conhecido pelo uso rigoroso das curvas e o uso excessivo de ornamentos, o estilo Rococó reinou nos interiores parisienses de 1730 a 1735 e foi interrompido entre os anos de 1745-1750.  Neste período se desenvolveu um novo estilo intermediário entre o rococó e o clássico, de onde os ornamentos neoclássicos apareceram organizados de maneira fortemente simétrica.

 

O Distinto Mobiliário Luís XV

Certamente, o estilo Luís XV estabeleceu o maior período de fabricação francesa de móveis. Os materiais usados ​​eram bastante variados e as técnicas eram notáveis.  Logo, os móveis se tornaram mais versáteis ​​e práticos, com formas que se adaptavam a todos os usos.

Durante o período Luís XV, as formas sofreram diversas variações. Para satisfazer ocupações distintas e passatempos requintados, todos os tipos de pequenas peças de mobiliário foram arquitetados com atenções precisas: mesas de café ou de trabalho, penteadeiras e mesas de cabeceira. Consoles, cadeiras e sofás feitos de madeiras nobres eram confeccionados artesanalmente com variações diversas.

Penteadeira Luís XV
Penteadeira Luís XV

Estilo Luís XV: formas e cores na decoração

A ornamentação Luís XV é muito famosa pelo seu movimento fantástico caracterizada pelo uso de linhas curvas, rococó, além de um gosto articulado por motivos florais assimétricos, temas exóticos e vida exuberante. A linha curva, que dava a impressão de movimento, era usada abundantemente.  O mobiliário Luís XV possui linhas em formas de “C” ou “S”, embora suavizasse formas e motivos, não desviava uma certa estabilidade de um  design  gracioso.

A diversidade de formas demandou uma variedade de materiais. Marchetaria com várias cores surgiram ao lado da madeira com folhas de ouro usada para consoles, recamier e espelhos elegantes. A partir dessa época começaram a incluir outros tipos de acabamentos, como reproduções de lacas vindas do Extremo Oriente.

Bronzes e inúmeros apliques em móveis estiveram muito presentes na decoração de interiores do reinado de Luís XV. Assim como a folha de ouro, o bronze dos móveis costumava ser usado para proteger e também decorar, porém eram mais comumente envernizados com a folha de ouro. Tampos de mármore combinavam com as formas sinuosas das fachadas e foram acrescentados no mobiliário enfatizando com toques suntuosos o bronze dourado na decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.