Mobiliário Luís XV: um estilo nobre repaginado

Você pode ser um apreciador dos ornamentos do estilo Luís XIV ou quem sabe, amar a mobília com linhas simples e refinadas de Luís XVI… a mobília com traços franceses permanece tanto em estilo hoje quanto no reinado dos “reis da mobília” – Luís XIV, XV e XVI. Principalmente, o mobiliário estilo Luís XV que se tornou o mais famoso entre os três estilos.

De um certo modo, essas peças características do estilo Luís XV se encaixam perfeitamente com nossos móveis contemporâneos. Na verdade, a personalidade das peças dessa época torna seu ambiente um lugar interessante para se estar. Nesse caso, não tenha medo de adicionar um pouco do estilo Luís XV à sua vida cotidiana!

 

Ornamentos característicos do reinado Luís XV

A ornamentação típica do estilo Luís XV incluía linhas curvas, temas exóticos, flora e fauna combinados com tema orientais e rostos femininos, flores e formas sugestivas de rochas e conchas. Pombas e golfinhos foram os motivos de animais escolhidos. Eram comuns, buquês de flores e guirlandas, rodeados por uma vegetação delicada. A assimetria era devidamente agradável.

Nos temas orientais que invadiram a decoração figuras moviam-se graciosamente por paisagens imaginárias. A ornamentação de bronze considerável era uma parte essencial de alguns itens. A marchetaria de flores era satisfatória.

 

Criação de novas mobílias no período Luís XV

Neste período surgiram novos componentes para a decoração. Mesas de jantar, redondas ou ovais foram usadas com uma toalha de mesa até o chão. No design da cadeira, ricos florais esculpidos e curvas com formatos elegantes que parecem se movimentar. A cadeira Luís XV mais famosa é a begère.

Em regra, as mesas possuíam pernas “cabriolet”. Em todos os tamanhos, essas mesas são distintas e também versáteis. Para os quartos foram agregadas as mesas de cabeceiras.

O sofá Luís XV foi sendo cada vez mais apreciado. Seu formato, podia se dizer, aparentava uma grande poltrona. A maioria dos sofás da época eram feitos para serem aproveitados por três pessoas. O modelo de sofá mais requerido era em forma de cesta.

Pouco a pouco, conforme a necessidade de uso, foram sendo criados novos itens: mesas de trabalho (costura), escrivaninhas com abas ou com sistema de rolagem e até mesmo as mesas de jogos. Também foram fabricados móveis femininos como as penteadeiras, as cadeiras com braços e as poltronas com assentos apropriados.

 

Mobiliário Luís XV repaginado

O design do estilo Luís XV é capaz de se transformar e funcionar muito bem na decoração contemporânea. Os tecidos e acabamentos modernos oferecem um toque eclético ao ambiente. No entanto, o charme da cadeira Luís XV, com suas curvas e os rococós esculpidos à mão, suaviza o visual da decoração de uma sala moderna. De qualquer forma, é um privilégio desfrutar desse estilo nostálgico tão encantador.

O fato de adicionar móveis inspirados em Luís XV combinados com suas peças inovadoras de linhas retas é simplesmente interessante. Cria aquele elemento necessário e ousado que torna o seu espaço inusitado, elegante e com sua personalidade.

 

Quarto ao estilo Luís XV

Sem dúvidas, um lugar fabuloso para uma decoração com a influência do estilo Luís XV é o quarto. O estilo francês cria um cômodo adequado para a realeza. A elegância da cama Luís XV é mostrada nos detalhes finos às pernas delicadamente torneadas e ornamentos esculpidos nas colunas. Embora, a elegante cama, pode ser combinada com mesas laterais de última geração e roupas de cama novas e requintadas que, juntas, dão um visual novo e fresco ao charme do velho mundo.

A mobília Luís XV existe há mais de dois séculos e ainda mantém seus traços típicos. Dessa forma, consegue combinar sem esforço com a maioria dos estilos. Portanto, se o seu quarto precisa de uma peça de destaque experimente adicionar um móvel Luís XV, como uma cadeira de apoio, por exemplo, lindamente ornamentada e estofada em um tecido floral contemporâneo.

Cadeira Luís XV
Cadeira Luís XV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.