Luís XV: decoração de sucesso

Móveis Luís XV: uma decoração de sucesso

 

Poucos estilos influenciaram tanto ao longo dos séculos quanto o de Luís XV. A feminilidade dos móveis Luís XV contrastava fortemente com as características masculinas incorporadas ao mobiliário do estilo Luís XIV. Luís XV reinou de 1715-1774, nesse período o mobiliário francês foi remodelado e deu nova vida ao antigo estilo barroco.

O estilo Luís XV se divide em duas partes: o período Rococó (1720-1755) e o próprio Luís XV (1750-1774). Entretanto, ambas as partes compartilham das mesmas inspirações, muitas semelhanças em temas e design.

 

O período Rococó

Toda a pompa e circunstância do estilo barroco transitaram para o estilo Regência com a mudança do popular estilo Luís XIV para o Luís XV. No entanto, este período intermediário mesclou entre os antigo e o novo, resultando no estilo rococó.

Pedras e conchas foram os principais padrões usados ​​para esculpir móveis e outras peças de decoração na época. Contudo, a graciosidade do rococó causa menos ênfase na simetria do mobiliário barroco. Os detalhes ornamentados do rococó eram propositadamente femininos e românticos para a decoração da época. Ao passar do tempo, as peças se tornaram mais delicadas e os artesãos a cada novo projeto incluíam a marchetaria e compartimentos secretos dentro dos móveis.Escrivaninha Secretária

O investimento preferido de Luís XV

Luís XV era o favorito de seu avô Luís XIV, por essa razão recebia uma mesada sem limite e o jovem rei gastava à vontade. No entanto, Luís XV gastou grande parte com artes decorativas. Portanto, seu investimento e bom gosto por decorações são uma das razões pelas quais os móveis Luís XV alcançaram muito sucesso tanto na qualidade quanto na beleza.

 

Características do mobiliário 

Romance e beleza, os padrões da cultura francesa estão reunidos em mobiliários de temas fantasiosos dos períodos rococó e Luís XV. Estilo que se destaca em sua história. Os móveis Luís XV tem seu design elaborado, principalmente, para conforto e exaltação das damas francesas.

Menos volumoso que seu antecessor, com linhas graciosas, artes moldadas em metal, detalhes rococó e nenhuma simetria definem o mobiliário Luís XV. Enquanto o design do período Luís XV é mais fantasioso e leve do que Luís XIV, algumas peças eram repletas de detalhes em seus ornamentos.

Mesa de Canto Luís XV

O luxo no interior das casas

Cadeiras, mesas de centro, aparadores, armários e cômodas eram peças populares durante esse período. Este período também viu o surgimento do boudoir e as tapeçarias elaboradas com desenhos delicados representando temas florais ou paisagens. Os temas favoritos da decoração Luís XV incluíam cestos pendurados, conchas quebradas, plantas e flores. Embora, temas como cupidos, musical e buquês eram muito usados, pois demonstravam sentimentos de romantismo e fantasia.

Os artesãos adicionavam à vontade esses ornamentos rococó à madeira dos móveis, assim como no interior das casas, sendo bastante aplicado em molduras das portas, janelas, colunas e outros elementos. Portanto, nenhuma superfície ficava sem os acabamentos especiais dessa luxuosa ornamentação. Consequentemente, os artistas usavam principalmente bronze e peças esculpidos.

 

Luís XV hoje

Antes de completar a era Luís XV, aos poucos houve um maior interesse por mais simetria e design mais retilíneo, indicando as futuras tendências para o próximo estilo, Luís XVI.

A delicadeza e a graça dos estilos Luís XV e Rococó motivaram sua longevidade sem comparação a outros estilos antigos. Os artesãos reproduziram esse estilo em todos os séculos. Por fim, ainda continua a ser um modelo essencial de muitos estilos de design de interiores.

Os móveis Luís XV são famosos e imensamente versáteis, mesmo para os dias de hoje. Por essa razão, as peças desse estilo clássico continuam sendo muito procuradas. Por exemplo, as cadeiras Bergere, assim como as camas, cômodas e mesas Luís XV são cobiçadas em design chique. 

Imagens do Atelier Clássico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.