Mobiliário Estilo Luís XV

O autêntico mobiliário estilo Luís XV

O mobiliário estilo Luís XV possui um design delicado e feminino, também chamado de estilo Rococó. Móveis estilo Luís XV é reconhecido pelas decorações rococó baseadas na inspiração barroca, bem como pelas graciosas curvas e contracurvas agitadas que formam os padrões decorativos assimétricos. O verdadeiro estilo Luís XV está centrado entre 1730 e 1760. Os marceneiros da época tornaram os móveis no estilo Luís XV elegantes, confortáveis e de grande importância.

 

Inspiração do mobiliário estilo Luís XV

A natureza é a inspiração de decoração, folha de acanto, concha e flores estilizadas são os principais desenhos criados nas peças. O tampo de mármore era praticamente o preferido em quase todas as mesas de consoles e cômodas Luís XV. Assim como, o cobre e o bronze de qualidade, marchetarias, folheados nobres e pinturas de laca chinesa eram destaques nas peças.

Em cada mobiliário estilo Luís XV, seja na poltrona ou na mesa, o design de linha reta é praticamente nulo.

As curvas e contracurvas, destacadas em S ou C, criam impressão de continuidade e integração no mobiliário. Por vezes, as formas com padrões assimétricos se fundem, o ângulo reto desaparece, o contorno da cômoda bombê, por exemplo, se curva em um design delineado.Mobiliário Estilo Luís XV

Decorações ao estilo Luís XV

A assimetria era regra de ouro nos mobiliário estilo Luís XV! O material nobre usado pelos marceneiros era flexível, perfeito para moldar novos formatos. A curva assimétrica e excessiva favorece o estilo rococó do reinado do rei Luís XV. Ou seja, é um estilo que opta por curvas graciosas. A sua decoração exuberante baseia-se sobretudo em padrões dourados esculpidos na madeira e ainda vistos nos detalhes decorativos em metais como o ouro e o cobre. Além disso, o mobiliário desse estilo exuberante é baseado em modelagens florais e laca chinesa.

Decorações de escritório em estilo Luís XV são feitas de madeira nobre e marchetarias em tons contrastantes. Da mesma forma, são decorados as laterais e a frente da escrivaninha, emolduradas por cobre ou bronze. Os ornamentos de estilo Luís XV são caracterizados por seus motivos ilustrados por caracóis de jardins e folhagens. A folha de acanto e a concha assimétrica são uma das principais características dos mobiliário estilo Luís XV.

 

Principais temas dos mobiliário estilo Luís XV

Temas florais, cesta de frutas, folhagens aparadas em ângulo ou a crista de um galo ocupam o entorno da mesa Luís XV. Também, na mesa, a flor estilizada, às vezes, está envolvida ou enlaçada em um ramo. Outro tema encontrado esculpido, na parte central das costas ou ao topo das pernas da cadeira ou poltrona é a formosa espada da armada. A poltrona de estilo Luís XV raramente representa desenhos de animais, como a poltrona Luís XVI. No entanto, as decorações de pássaros, morcegos, dragões chineses, pombas e várias outras alegorias são aparentes.

Mobiliário Estilo Luís XV

A madeira dos móveis Luís XV

No que diz respeito ao mobiliário geral da época, eram compostos por castanheiras, freixos e outras árvores de fruto como damasqueiro, cerejeira e ameixeira. Sobretudo, os carpinteiros usavam a nogueira e a faia para fabricar móveis de madeira maciça. Geralmente, a escrivaninha Luís XV, bem como a mesa, era feita de faia. Os marceneiros também disponibilizavam de madeiras exóticas com diversas cores. Dessa maneira, eram confeccionadas peças de diferentes cores, madeiras em tons violeta, mel ou avermelhado se destacavam nos finos tecidos de veludos ou do tom dourado das marchetarias.

Enfim, na loja Atelier Clássico você pode escolher a tonalidade da madeira e o tecido do seu mobiliário estilo Luís XV. Portanto, ao optar por essas luxuosas peças, a sua casa pode ser transformada em um verdadeiro palácio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.