O Charme do Rococó nos Móveis Luís XV

O estilo do reinado de Luís XV surgiu como uma vitalidade renovada no design de móveis franceses. A solenidade dos últimos anos do reinado de Luís XIV deu lugar primeiro a um período de transição, o estilo Regência.

Arranjos um tanto sofisticado, Regência combinou apenas elementos do período anterior com traços do novo estilo, o Rococó, com os principais motivos decorativos da época – pedra e concha. Assim que o novo rei, Luís XV, atingiu a maioridade, a exuberância da juventude se refletiu pouco a pouco em todas as artes decorativas.

 

Decoração Rococó e o Estilo Luís XV

O período Luís XV, considerado mais longo, teve seu estilo dividido em duas partes: o Rococó e o próprio Luís XV. O estilo do período Luís XV é marcado por uma maior flexibilidade nas linhas de móveis, o uso mais constante de esculturas ornamentais de cobre, detalhes rococós e a harmonia irregular das peças selecionadas. O cobre desempenhou um grande papel na ornamentação de obras de marchetaria colorida.

Assimétrico, gracioso e imponente. Um estilo refletido nos contornos suntuosos e nas curvas S e C exuberantes nas decorações das molduras dos espelhos. Em geral, no período Luís XV, todas as peças de mobiliário forma feitas em menores proporções e mais pessoais. Cadeiras Luís XV e sofás foram projetados para oferecer conforto e luxo. Como os espelhos, a mobília era fortemente dourada e ricamente decorada com muitas decorações exóticas e motivos orientais.

 

Estilo Rococó: o mais representativo

Embora às vezes levasse sua extravagância longe demais, o rococó era um estilo menos contido do que o seu antecessor, Luís XIV. Por vezes mais elegante e, em alguns aspectos, mais gracioso. Cenas pastorais eram usadas na decoração, assim como detalhes rococó, flores naturais, cestas e efeitos de fita e renda. Portas e armários da cozinha tinham o veio da madeira cruzando na diagonal e eram frequentemente folheados. Placas de porcelana eram muito usadas para enriquecer armários ou escrivaninhas.

Desenvolvido na França, com muito pouca influência de fora, o estilo Luís XV propriamente dito, entretanto, foi construído sobre o estilo Luís XIV. Era um estilo caprichoso e exuberante, com o uso de curvas em escala muito maior e detalhes rococó.

Realmente, o rococó era o motivo decorativo dominante, usado assimetricamente, ou, se preferir, em uma espécie de simetria “irregular”. Era usado em combinação com efeitos de fita e renda, flores e cestos, conchas, e outros temas orgânicos. Esses detalhes ornamentais foram usados ​​com exorbitância na carpintaria de interiores. Os móveis eram projetados para se adaptarem com os detalhes ornamentais.

Perto do final do reinado de Luís XV, houve uma leve reação em direção a uma maior simetria e simplicidade, prenunciando o estilo Luís XVI.

 

O material e o desenvolvimento do mobiliário

A mobília Luís XV era feita de vários tipos de madeira, incluindo mogno, bem como cerejeira e madeiras mais comum pintadas e douradas. Todas as peças maiores foram adornadas com bases de cobre e apliques esculpidos, a maioria exibindo um excelente acabamento.

Além das cadeiras estofadas, havia muitas outras peças dignas de serem notadas, como as grandiosas mesas de jantar de pernas curvilíneas, mesa de canto redonda e com detalhes em marchetaria, consoles entalhados, armários e cômodas decoradas.

O boudoir foi desenvolvido como uma espécie de sala de recepção informal, onde grande habilidade foi exercida para o desenvolvimento do mobiliário e de sua decoração. Telas com molduras entalhadas e douradas cercadas por tapeçarias florais e figuras especialmente tecidas.

Em conclusão, os detalhes do estilo rococó eram assimétricos, mas o efeito geral não era, era um equilíbrio de elementos. Durante o período Luís XV, o conhecimento e as habilidades demonstradas no ornamento das curvas atingiram um nível nunca visto em nenhum outro estilo na história da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.