Cômoda Bombê Luís XV

O Estilo Luís XV e a Elegância das Cômodas

Luís XV reinou de 1715-1774 – período que revigorou a mobília francesa e deu uma nova vida ao antigo estilo barroco. O estilo Luís XV é geralmente composto de duas partes: O período Rocaille ou Rococó (1720-1755) e Luís XV propriamente dito (1750-1774). Ambas as formas compartilham muitas semelhanças, motivos e inspiração.

Poucos estilos tiveram tanta influência ao longo dos séculos como o de Luís XV. A feminilidade desse estilo contrastava fortemente com as características masculinas representadas pelos móveis Luís XIV.

Os principais ornamentos usados ​​para entalhar móveis e outras peças da época eram as formas de pedra e concha, respectivamente. Embora os móveis barrocos atendam a um design robusto, os detalhes ornamentados do Rococó eram propositadamente femininos e românticos. Eles são mais elegantes e dão menos ênfase à simetria.

 

Privilégios do Jovem Rei Luís XV

Luís XV era famoso por sua beleza e charme. Por esse motivo, ele se tornou o favorito de seu avô Luís XIV, bem como do duque de Orleans. Ambos o privilegiaram com uma mesada ilimitada que o jovem rei gastava à vontade.

O rei da França teve um gasto significativo de parte dos custos do Estado com as artes decorativas. Suas verbas são uma das razões pelas quais os móveis Luís XV alcançaram a dimensão de qualidade e beleza.

 

Regras de Qualidade dos Móveis Luís XV

Regras e regulamentos rígidos controlavam cuidadosamente o design de móveis. A produção exigia o esforço em conjunto de um grupo de artistas e artesãos especializados de acordo com as práticas estritamente aplicadas.

Estabelecimentos de associações de móveis levaram a um artesanato de móveis incomparável. Isso, junto com o significado histórico desse período do mobiliário, faz das peças Luís XV algumas das peças mais procuradas da atualidade.

Materiais Nobres

Geralmente, os artesãos usavam uma variedade de madeiras nos móveis Luís XV, desde as mais exóticas às mais comuns. Molduras de faia, mogno e cerejeira eram as mais usadas, assim como madeira de tulipa, pau rosa, bordo e amaranto.

As peças Luís XV mostram alguns dos mais belos exemplares de marchetaria da história do mobiliário antigo. Grandes peças de mobiliário também adotavam suportes de metal primorosamente trabalhados e apliques esculpidos. Cores atraentes e madeiras mais comuns cobertas de dourado. Painéis e portas revestidos de folheado, assim como em ângulos de cômodas e armários.

 

Características do Mobiliário Luís XV

Projetado para o conforto e a exaltação da mulher, esse estilo se destaca na história do mobiliário. Romance e beleza, elementos básicos da cultura francesa, unem-se nos temas lúdicos dos períodos Rococó e Luís XV.

Esculturas decorativas de metal, peças de tamanho menor, linhas graciosas, detalhes rococó e falta de simetria definem os móveis Luís XV. Eram frequentemente descritos como caprichosos, intensificando peças anteriores de Luís XIV, embora com mais curvas. Cupidos, motivos musicais e buquês evocavam mais sentimentos de romance e fantasia. Apesar dos desenhos em Luís XV sejam mais fantasiosos e leves do que Luís XIV, alguns dos ornamentos eram quase excessivos.

Cadeiras, mesas laterais, consoles, armários e cômodas eram peças populares durante esse período.

Mesa Lateral Luís XVAs Elegantes Cômodas Estilo Luís XV

As cômodas no estilo Luís XV são baús curvos repletos de designs ornamentados. Elas continuam sendo uma das peças não modificadas de mobiliário essenciais deste período. As cômodas do período barroco, tinham pés mais curtos, ainda estavam em uso na época. Após, surgiu um novo modelo de cômoda com gavetas ocultas atrás de duas outras portas, era um pouco mais alta do que uma cômoda normal.

A versatilidade das cômodas proporcionou para que essa peça fosse usada em outros cômodos da casa e para diferentes fins. Elas foram utilizadas em quartos, ​​como mesinhas de cabeceira e, possivelmente, como peças para armazenar itens da sala de jantar.

As cômodas bombê costumavam ser decoradas nas gavetas com um design contínuo em marchetaria que envolvia todas as gavetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.