Recamier

Recamier Luís XV: descubra a versatilidade desse famoso móvel

Já conhece o recamier? Um mobiliário de design luxuoso e aconchegante que tem uma história fascinante. Mas, o recamier não é apenas uma peça encantadora, ele possui outras funções que ajudam a valorizar a decoração de cômodos como o quarto, a sala de estar, o hall de entrada e ambientes de trabalho. Conheça melhor a história do recamier e descubra como aproveitar toda a sua versatilidade e elegância.

 

Recamier: uma história fascinante

Durante séculos bancos estofados sem braços eram fabricados com diferentes designs para atender aos desejos de conforto da realeza. Semelhante ao sofá, porém sem encosto, esses bancos longos não eram usados somente para se sentar, mas também descansar o corpo. Outros modelos como uma cadeira alongada chamada de “chaise long” pelos franceses eram usadas para descansar os pés, mantendo-os mais altos do que o corpo.

No final do século XVIII, foi introduzido um modelo de banco estofado com braços altos, chamado na época de “meridienne”, feito simplesmente para relaxar sobre ele. No entanto, ganhou grande notoriedade quando surgiu em um retrato, de Jacques-Louis David, da socialite francesa Madame Récamier reclinada sobre essa peça elegante. Ela usava um vestido branco, exibindo braços e pés, de cabelo curto “à la Titus” (cabelo cortado na altura da nuca e franjas que cobriam a testa). Tudo isso era muito avançado para a época. Diante disso, o retrato ficou muito famoso e o banco “meridienne” começou a ser chamado de “Recamier” em homenagem a socialite que pousou reclinada sobre ele. Esse famoso retrato está exposto no museu do Louvre.

 

O Recamier Luís XV

O recamier também foi produzido no estilo Luís XV, assim como tantos outros modelos de móveis que surgiram logo após o período que consagrou esse estilo. Contudo, para reconhecer o estilo Luís XV na peça é preciso saber identificar seus padrões rococós. Veja como são as características rococós apresentadas nas peças com estilo Luís XV:

  • Formas curvilíneas;
  • Encostos arqueados;
  • Adornos com marchetaria;
  • Madeiras nobres exóticas;
  • Folheados Dourados e Prateados;
  • Revestimento da madeira com verniz europeu;
  • Pintura laqueada da madeira;
  • Tampos de mármores;
  • Placas de porcelana ou marfim;
  • Ornamentos esculpidos como: curvas, folhas, flores e outras elementos da natureza.

Atualmente, o recamier com o design rococó do estilo Luís XV é usado em decorações atraentes, proporcionando elegância no ambiente em que é acomodado.

Recamier Luís XV

A Versatilidade do Recamier em Cômodos Acolhedores

Móveis versáteis são excelentes opções para agregar valor a decoração. Seu design menor oferece a possibilidade de colocá-lo em diferentes ambientes exercendo funções especificas para cada cômodo.

No quarto, o lugar mais comum de encontrar o recamier é aos pés da cama, pois se encaixa perfeitamente. Além de ser um mobiliário charmoso e confortável, ele é um bom suporte para ajudar nas funções realizadas no quarto como apoiar uma bandeja de café da manhã, colocar as roupas separadas para vestir, calçar os sapatos, sentar-se para arrumar os cabelos e outras rotinas do quarto.

Essa peça confortável é muito útil para a sala de estar, embora o recamier seja um móvel semelhante ao sofá, ainda exerce a função de assentos extras, mas também oferece outras possibilidades de uso. Experimente usar essa peça em uma sala ampla para delimitar ambientes como separar a sala de estar da sala de tv, por exemplo. Por outro lado, você poderá colocá-lo encostado a parede próximo a uma grande janela, seu tamanho menor não impede a vista para o lado de fora.

O hall de entrada é um lugar em que o recamier Luís XV pode ser visto com grande destaque. Normalmente,  nesse espaço é colocado um aparador com puff embaixo, porém você pode trocar as duas peças pelo design longo do recamier ou colocá-lo ao lado uma pequena mesa alta. Certamente seu hall de entrada ganhará um visual marcante com essa peça fascinante.

Puff Recamier Luís XV

Escolha Seu Recamier Luís XV com Segurança

Podemos concluir pela sua beleza e conforto que o recamier Luís XV é o móvel dos sonhos de muitas pessoas. Realmente, o recamier Luís XV é um móvel de muita personalidade. Como todos os mobiliários importantes é preciso ter cautela e escolher uma peça de qualidade nobre. Por essa razão, o Atelier Clássico fabrica móveis estilo Luís XV como o recamier, com materiais nobres e acabamentos especiais. São muitos modelos diferenciados com braços altos, baixos até modelos sem braços. Aproveite para não ficar sem o seu recamier Luís XV!

 

 

Imagens do Pinterest e Atelier Clássico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.