Saiba como Reconhecer os Móveis Estilo Luís XV

Por quase dois séculos, a Casa de Bourbon governou as cortes da França e seus mundos da moda e decoração, principalmente com os móveis estilo Luís XV. Os “Quatro Reis”, Luís XIII, XIV, XV e XVI, tiveram uma grande influência nas artes e no design, não apenas em território francês, mas em toda a Europa. Cada rei Luís tinha seu próprio estilo de mobiliário e artes decorativas que definiu seu tempo e deixou sua marca no resto do mundo. Esses quatro reis famosos introduziram a sociedade francesa à música, arte, moda e móveis – em grande estilo.

Após o reinado de Luís XVI e a Revolução Francesa de 1789, o mobiliário francês perdeu a sua posição de domínio, tornando o início do século XIX o último grande período da fabricação de móveis franceses. Porém, esse tipo de mobiliário, imponente feito de materiais nobres e de muitos ornamentos passou de geração em geração, até os dias de hoje, e ainda causa muita influência no design mundial. O mais conhecido e usado em design de interiores são os móveis estilo Luís XV. Quer saber como identificar esses mobiliário? Preparamos algumas dicas para você reconhecer essas peças suntuosas.

 

Como são os móveis de estilo Luís XV?

Seguindo em uma viagem no tempo, já vimos que houve vários períodos de móveis franceses e consequentemente, que cada um tinha suas próprias características. Desta maneira poderemos identificar o estilo que foi glorificado no reinado de Luís XV.

O estilo Luís XV é o símbolo do mobiliário francês no seu melhor. O período é considerado por muitos como a Idade de Ouro do mobiliário francês, um período de grande criatividade. O conforto estava na moda no século XVIII e o estilo Luís XV foi projetado para a comodidade e a glorificação de mulheres bonitas.

Para marcar o mobiliário Luís XV, geralmente falamos de estilo rococó ou antiquado, de inspiração barroca que privilegia as curvas, os padrões desenfreados e assimétricos. O estilo é entre 1730 e 1750-60, que foi marcado durante o reinado do rei Luís XV (1723 a 1774).

 

Como são feitos móveis estilo Luís XV?

Os artesões desse período fabricaram móveis leves, elegantes e confortáveis ​​de grande valor.  Geralmente os móveis estilo Luís XV são reconhecidos por sua madeira nobre, mas também por sua ornamentação. Com efeito, a assimetria das decorações, ricas em inspiração do estilo Regência, mas também o rococó exuberante, marcou este estilo.

Os principais motivos decorativos que encontramos nos entalhes das peças de madeira são: concha, folha de acanto, folhagem entrelaçada, pássaros, buquês, frutas e atributos românicos. Bronzes e cobre são usados ​​em detalhes, pontas de pés, ângulos e topos.

Cadeira com Braços Luís XV

Móveis populares no reinado de Luís XV

Os móveis mais comuns da época eram: a cômoda, suas decorações em bronze e marchetaria; o armário de canto geralmente combina com um balcão central, a poltrona e a cadeira de assento confortável e leve, o buffet e o aparador, a secretária cuja parte superior se movimenta para formar uma escrivaninha, a própria escrivaninha, a cama, o console, a mesa e a também a base para mesa.

Assentos estofados Luís XV e suas belas curvas elegantes

As poltronas de estilo Luís XV não são simplesmente assentos. São peças de mobília antigas ricamente decoradas, feitas com tecidos de qualidade em várias cores. Além das curvas, o assento, o encosto, o estofamento, são equipados com apoios de braços para maior conforto. Os assentos elegantes permitiam na época que as senhoras da corte se sentassem enquanto exibiam seus vestidos.

Conhecidas por sua base curva, as poltronas de estilo Luís XV têm encosto arqueado, as pontas dos pés são curvilíneas. Os apoios de braços são voltados para trás para permitir que as senhoras se sentem confortavelmente, apesar de seu grande assento. Os ornamentos são feitos de escultura de folhagem e flores para sinalizar o estilo barroco da época.

cadeira da rainha ou assento estofado é caracterizado por um encosto plano. De formato envolvente, pois o encosto e os apoios de braços unem-se ao assento. A namoradeira é uma grande peça de mobiliário Luís XV que pode acomodar duas pessoas. Os sofás Luís XV são, na verdade, uma justaposição de três ou quatro poltronas com encosto contínuo e braços abertos.

 

Onde comprar assentos Luís XV?

Realmente os assentos estofados são caracterizados pelo seu design repleto de charme que envolve toda a peça. Se você é amante desse tipo de decoração saiba que este mobiliário pode ser comprado em lojas especializadas e de fabricação própria. Encontre no site do Atelier Clássico vários modelos de assentos do estilo Luís XV e mais, com a opção de personalização do acabamento – escolha a pintura e o tecido para harmonizar com sua decoração!

Namoradeira estilo Luís XV
Namoradeira Provençal – Móveis Estilo Luís XV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.